De acordo com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), as pessoas mais prejudicadas pelas mudanças climáticas são as que menos contribuíram para causá-las. Essas alterações estão exacerbando deslocamentos e complicando ainda mais as condições de vida daqueles que já foram deslocados à força. Por exemplo, 70% das pessoas deslocadas internamente por conflitos, 40% dos refugiados e 60% dos apátridas residem em regiões frágeis ou afetadas por conflitos, que também são as mais vulneráveis e menos equipadas para lidar com os efeitos das mudanças climáticas.
Neste contexto, o Fundo de Resiliência Climática da ACNUR foi criado para fortalecer a proteção de refugiados e comunidades deslocadas, que são severamente afetadas pelas mudanças climáticas. A ACNUR colaborou com o Grupo do Clima para estabelecer o Fundo, lançado durante a Cúpula de Ação Climática dos EUA de 2024.
Os recursos do Fundo serão usados para expandir e intensificar as iniciativas climáticas da ACNUR, permitindo que a agência e seus parceiros desenvolvam projetos climáticos em nações já afetadas por deslocamentos forçados devido a conflitos, como Bangladesh, Chade, Etiópia, Quênia e Moçambique. O Fundo dará prioridade a projetos com impactos locais significativos e que incluam a participação das comunidades afetadas em seu planejamento e execução, alinhando-se às estratégias climáticas nacionais e planos de desenvolvimento.
Além disso, espera-se um aumento no fornecimento de recursos sustentáveis em situações de deslocamento, proporcionando mais energia limpa, por exemplo, para suportar a infraestrutura de água, educação e saúde usada por refugiados e comunidades anfitriãs. O Fundo também apoiará a restauração ambiental e investirá em resiliência, construindo abrigos apropriados para o clima, fomentando meios de subsistência sustentáveis e minimizando os impactos ambientais das respostas humanitárias.
O objetivo da ACNUR é angariar US$100 milhões para o Fundo até o final de 2025, para auxiliar refugiados, comunidades anfitriãs e países de origem mais impactados pela crise climática; e para promover a inclusão dos refugiados nas estratégias climáticas adotadas tanto em âmbito nacional quanto local. Este fundo está alinhado diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles que visam a redução de desigualdades (ODS 10) e o combate às mudanças climáticas (ODS 13).
A ACNUR desempenha um papel central na proteção internacional de indivíduos forçados a abandonar seus lares devido a conflitos e perseguições, fornecendo assistência essencial, como moradia, alimentação e água, protegendo direitos humanos fundamentais e desenvolvendo soluções que ofereçam às pessoas um local seguro para viver e a possibilidade de um futuro digno.