Devido à guerra na Ucrânia, hoje a Europa Oriental e a Ásia Central vivem uma crise de grande escala. Um grande número de ucranianos foi deslocado. Os números da ONU registram mais de 8 milhões de refugiados ucranianos em toda a Europa, com cerca de 7 milhões de pessoas deslocadas internamente na Ucrânia. Mais de 18 milhões de pessoas cruzaram a fronteira ucraniana desde 24 de fevereiro de 2022. Os países vizinhos também foram afetados por esta guerra. Muitos ucranianos deixaram sua terra natal sem dinheiro, documentos e remédios. Isso causou estresse extremo e afetou diretamente a situação da saúde em muitos países receptores.
Uma das direções estratégicas da Humanigi é MELHORAR A RESILIÊNCIA das comunidades e abordar as consequências negativas da crise na Ucrânia e as implicações para toda a região. Seguindo essa direção, desde março de 2022, a Humanigi tem prestado apoio aos ucranianos no Brasil , deslocados pela guerra, no que diz respeito às suas necessidades imediatas e urgentes, como acesso a tratamento e ajuda humanitária.
A Humanigi continuará trabalhando para melhorar a resiliência das comunidades e enfrentar a crise na Ucrânia. Instamos nossos parceiros em todo o mundo a fazer da região uma prioridade para instituições governamentais internacionais e doadores privados. Juntos, podemos defender o direito dos refugiados de buscar segurança, podemos apoiar, proteger e melhorar suas vidas em qualquer país.